Objetiva:

Na parte teórica, treinar, estudar e compreender as normas que regem o Siscoserv, estabelecidas em Lei, Portarias do MDIC, Instruções Normativas da SRF e Portarias conjuntas SCS/SRF e contidas nos Manuais Informatizados das Aquisições e Vendas de Serviços, Intangíveis e outras Variações do Patrimônio.

Na parte prática/operacional, capacitar os interessados a implantar e operacionalizar esse conhecimento na estrutura organizacional da empresa, com a criação de rotinas administrativas seguras a serem seguidas pelo pessoal envolvido nas operações (Compras, Vendas, Tesouraria, Contabilidade e Comércio Exterior, individual ou solidariamente, dependendo do porte da empresa).

Público alvo:

Escritórios de Contabilidade, Auditoria, Consultoria, Assessoria e Advocacia.

Empresas que atuam na área de turismo em geral, como operadoras e agências de viagens, recepção de turistas, companhias aéreas de transporte de passageiros, hotéis, pousadas e restaurantes.

Empresas que atuam na área de comércio exterior, como importadoras, exportadoras, trading companies, agentes de carga, transportadoras de carga internacional - aérea, rodoviária, marítima e fluvial - despachos aduaneiros (despachantes e comissárias).

Empresas que atuam nas áreas de manutenção, reparação e instalação de equipamentos; publicação, impressão e reprodução de textos e imagens; tecnologia da informação; pesquisa e desenvolvimento; serviços educacionais e de saúde humana.

Empresas de diversos ramos, ligadas à construção civil, engenharia, arquitetura, exploração de direitos – franquias internacionais – serviços imobiliários, financeiros, de seguros e arrendamento mercantil operacional.

Pessoas físicas, em viagens internacionais ou envolvidas em operações com estrangeiros, desde que explorem habitual e profissionalmente qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, tais como médicos, engenheiros, arquitetos, advogados, etc...

Enfim, todas as pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no País que adquiram ou vendam serviços para pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior, quer esses serviços sejam tomados ou prestados no exterior ou no Brasil.